quarta-feira, novembro 28, 2012

Sociólogo e pensador, de verdade

Fugindo dos Gols do Fantástico domingo e sofrendo com a TV aberta, fomos nos abrigar naquela canal mais culto e não necessariamente mais chato ou difícil de entender, pelo contrário, explica tudo (TV Cultura). Explica tudo e de uma forma bem melhor que eu consigo fazer, como por exemplo no café filosófico que estava passando, Zygmunt Bauman estava dissertando sobre um assunto que postei semana retrasada. Claro, ele é infinito melhor que eu nisso e conseguiu agregar mais informações que eu, na minha humilde experiencia e mediocridade de pensamento.

Então segue pra vocês a conclusão sobre o post "viajando na maionese" na visão do sociólogo Zygmunt Bauman, na íntegra aqui. E o resumo das palavras finais em linhas gerais aqui:

Segundo ele, se opinasse nos meus comments ele resumiria: "Somos aquilo que nosso caráter define dentro das oportunidades de nosso destino".

Ou como colocado por ele, o indivíduo é formado por duas coisas: destino e caráter:
  • Destino porque nascemos com uma condição, em uma determinada data, época, condição financeira, cultura - ou seja, não controlamos. E este destino vai afunilar nosso leque de opções sobre que caminho podemos escolher. 
  • E caráter é o que vai determinar suas escolhas dentro deste leque de opções. Portanto, cada caminho é algo muito particular, individual.  Por isso não há receita ou caminho para felicidade. As pessoas que imitam o modo de felicidade de outras traem sua própria felicidade, seu próprio caminho e gostos.
Mais 90 anos de estudo e eu consigo elaborar um discurso claro e leve como o dele. =]

Um comentário:

Everton Gaide de Oliveira disse...

Olá,
Zigmum Bauman é um ser impar na história recente do pensamento. Li algumas das suas obras e elas, sem exagero, mudaram a minha forma de ver a vida e a sociedade a qual fazemos parte. Uma série de coisas pareceram tão claras e obvias no discuso dele. Parabéns pelo blog.