quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Dai a César o que é de César...

Não sei exatamente, mas em quase todo grande tema polêmico há também uma grande falta de foco no tema e muitas emoções pessoais em torno do que não é foco. Estatisticamente falando, acredito que a forma de conduzir um assunto é um fator contribuinte para que as polemicas nasçam e cresçam fortes. Mas vamos analisar se isso é verdade...

"O tema polêmico" x "O que as pessoas estão realmente discutindo?"

- Direitos Humanos
Aqui na verdade se discute: "todos os seres humanos tem o direito de ter 'direitos humanos'".Também é muito discutido se vingança pode ou não anular os direitos humanos. Este tema sempre vem a tona quando todo o sistema penal, sistema educativo, sistema de segurança e toda burocracia e falta de eficiencia dos sistemas envolvidos não funciona, mas os simples e objetivos direitos humanos funcionam - e infelizmente só são ouvidos ou tem o poder da palavra nestas situações de manutenção, mas voz ativa para definir outras não...


- Estado Laico
Só existe polemica aqui porque a maioria dos crentes não sabem o significado de laico. Além do problema cultural, para quem passa a vida toda sendo observado por um deus - e acostumados a pensar que todos acreditam nisso - tirar um crucifixo de um local significa que agora estas pessoas não tem o que temer e vão fazer barbaridade, porque "Deus não ta vendo". Além do mais, estas mesmas pessoas acham que deus estaria perdendo espaço (como se um ser tão grande e ultra-fodastico como ele corresse este risco). No fim, 'os contras' acham que Deus é tipo uma fada... Se as pessoas pararem de acreditar/ter fé/pregar a palavra dele, espalhar crucifixo... ele morre.

- Casamento Gay
Realmente não sei porque é polêmico! Homofobia? Povo discute se acha homosexualismo aceitável ou não, geralmente isso está muito ligado a religião pessoal - aliás, como método educativo, sempre que falarmos religião deveríamos incluir "pessoal" depois. Falta perceber que mesmo a mesma religião é praticada, vista e seguida diferente por cada integrante (o que mais tem nobraisl é catolico não praticante, que usa camisinha, divorcia, etc).

- Descriminização do Aborto
Quando começa com a stupid question: "contra ou a favor" do aborto. A abordagem deveria ser: você acha que independente da condição fisica, financeira e psicologica da pessoa que tem utero, assim sendo, passível de engravidar, caso queira interromper a gestação do feto ela deveria ser imediatamente presa, pois ela representa perigo para o convívio social? sim ou não? Porque quem responder sim para esta pergunta, vai parecer um monstro (pelo menos pra mim). Ao passo que  estas pessoas parecem bondade pura quando respondem esta pergunta dizendo "eu sou contra o aborto" - quando ninguém perguntou sua opinião.

- Feminismo
Feminismo é luta para igualdade da mulher, não superioridade. E não se mede apenas com salário e inscrição em universidade. Representação política, social e na mídia deveriam ser considerados indicadores também. Aqui só se discute que: homem também tem problemas com machismo, que mulheres tb são machistas e homens dizem que igaldade social é mimimimi.. que o bom é ser mulher e ter privilegios.

- Politica
Aqui é jogo do timão x parmera! Se torce pra um partido e tenta fazer que tudo de ruim seja relacionado exclusivamente ao outro. Assim como futebol, algumas pessoas realmente sabem o histórico do time e por isso torcem com convicção, justamente por isso querem seu voto. Acho louvável. O ruim é que como futebol, usamos o lado emotivo pra torcer e torcemos o nariz quando há falhas no nosso time, ao invés de ser cidadão antes de tudo e "torcer pelo futebol como arte".


Sobre leis: Estado laico, casamento gay e aborto.

Abordagem polêmica: Parece que, relacionados a estes temas, sempre está em discussão uma "lei de incentivo" ou invés de uma "lei de proteção". E como se "as leis dos homens anulassem as leis de Deus". Se a gente fizer valer um estado laico, então as pessoas vão tomar decisões atéias (hein?). Casamento gay destroi familias.. Porque depois de aprovado o casamento, todo mundo vai querer ser gay e não vai sobrar família 'normal'. Se liberar o aborto ninguém mais vai usar camisinha, vão tirar o bebê e pronto: claro, porque "é muito mais facil abortar do que prevenir" - como se não fosse traumático pra 'mãe-assasina'.

Na mesma lógica do incentivo, a lei 'maria da penha', deve estar tendo como efeito colateral a mulherada toda fazendo pirraça até acabar com a paciencia do marido - e ele pobre coitado nem pode revidar. Será que quando criaram a lei de cela especial para graduados ninguém levantou a bandeira "isso vai incetivar os diplomados a cometerem crime!!! e a clonar diploma!". Porque como vemos hoje (sic), depois desta lei o indice de homicidio entre graduados aumentou 89%. e muita gente foi atrás do diploma só pra poder cometer crime e usufruir de uma pena mais leve - caso seja pego (sic).

Se estas duas leis não foram polêmicos é porque não tinham um componente "de ouro" que transforma a discussao em "assunto sagrado" e portanto "polemico" - e cá pra nós, menos tolerante ao próximo: religião. "Deus no coração" não anda trazendo a paz pregada por estes crentes - muito menos benefícios para harmonia social e um mundo melhor. Parecem que se esqueceram do que Jesus disse: "Dai a César o que é de César". Deus não que ser envolvido nisso, deixa o cara em paz, lá no céu. Se ele quisesse interfirir nas leis dos homens a tábua de moises teria muito mais que 10 mandamentos....

Nenhum comentário: